CAMPO DE FÉRIAS 2017 - SIM, QUISEMOS!

 

O que ficou do que passou?
__________________


Bárbara Baptista, 25 anos | Torres Vedras

"Sim, queremos!"

Inspirada pelo centenário desta ousada e inocente resposta também eu quis dizer "sim, quero" ao convite a participar no campo de férias das irmãs da Aliança de Santa Maria. E porque é Ele que toma sempre a iniciativa e me convidou, eu quis dizer este pequenino sim.

Não foi para mim o primeiro campo de férias mas foi e é sempre novamente novo. Foram 7 dias e 6 noites aproveitados ao máximo, até que o cansaço não deixasse mais.

A acompanhar-nos, para além do Pe. Alberto e das irmãs, uma ajuda e disponibilidade constante, tivemos também as pequenas, grandes Candeias de Fátima, os Pastorinhos, que com o seu "testemunho" dos seus pequenos "Sim’s!" foram iluminando e guiando os nossos dias.

Houve tempo para tudo! Menos para escrever as cartas todas que queríamos (Que cartas são estas? – perguntas tu… Vem no próximo ano e irás descobrir… fica o desafio!!). Houve tempo para cantar; tempo para brincar; tempo para jogar; tempo para nadar; tempo para escorregar; tempo para cair; tempo para partilhar; tempo para escutar; tempo para fazer Silêncio; tempo para rezar; tempo para descobrir e para nos descobrirmos.

Um tempo onde fazemos grandes amizades, grandes mesmo!! (fundadas n’Ele como não poderiam ser?!)

Mas também um tempo que nos ajuda a abrir o nosso coração e a encontrar um Deus, não distante como muitas vezes nos é mostrado ou como muitas vezes O sentimos, mas sim um Deus que nos ama imensamente e que quer fazer morada no nosso coração. Que nada mais quer senão que nos sintamos infinitamente amadas.

                  Um tempo em que no fim só nos apetece cantar:

                                  "(…) Não me esquecerei de vós, não, não!
                                  Nem do brilho do vosso olhar,
                                  na certeza de que pró ano, pró ano havemos de cá voltar!!"

 

Fatima

Fátima Martins, 19 anos | Mafra

Como em todos os verões, as irmãs da Aliança de Santa Maria organizam um Campo de férias para jovens raparigas, sendo que neste ano os dias escolhidos foram de 17 a 23 de julho. Nesta semana fomos convidadas a conhecer melhor as vidas dos Santos Jacinta e Francisco Marto, exemplos de fé e devoção a Nossa Senhora, que estiveram sempre prontos a dizer Sim à "Senhora mais brilhante que o sol". A "inocência" deste Sim carregado de consequências fez-nos meditar na forma como agimos perante as mais diversas situações do dia a dia, em que também nós, à semelhança dos pastorinhos, somos chamadas a estar atentas e a oferecer sacrifícios para a vivência de um mundo melhor.

As manhãs foram muito marcadas pela oração, reflexão e partilha sobre alguns temas, terminando com um tempo de catequese dado pelas irmãs, no qual, através dos exemplos de Francisco e Jacinta, conseguíamos não só compreender melhor o tema abordado, como também nos impelia a agir sempre à luz destas duas crianças. Durante o resto do dia fizemos muitas atividades e desafios que fortaleceram os laços de amizade no grupo, onde a alegria e o espírito de união nunca faltaram.

Foi sem dúvida uma experiência à qual convido todas as raparigas a viver, porque, para além dos momentos a sós que permitem conhecermo-nos um pouco melhor, vivemos uma semana intensa e marcada pela descoberta de Deus e do Seu amor por nós, sendo que depois de tanto que nos é ensinado, chega a nossa vez de espalhar a Sua Palavra e tentar fazer as coisas do dia a dia à Sua semelhança.

 

Ver fotos: http://aliancadesantamaria.com/galeria/23