Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães
PROFISSÃO RELIGIOSA DA IR. LILIANA REIS

No dia vinte e quatro de setembro de 2016, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, foi o lugar contemplado para uma cerimónia festiva na qual se celebrou os cinquenta anos de fundação da Congregação da Aliança de Santa Maria, a profissão religiosa temporária (por três anos) da Irmã Liliana Reis, que se entregou a Cristo e à sua Igreja por meio dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade, obediência e unidade sendo, este último, um voto específico da congregação. Celebramos ainda os vinte e cinco anos de consagração religiosa da Irmã Natália Rocha, Superiora Geral da Congregação.

 

Esta festividade contou com a presença de inúmeros familiares, amigos, benfeitores e ainda com membros dos grupos de leigos vinculados à Congregação, os Luzeiros de Santa Maria, os Aliados Reparadores e membros da Cruzada Nacional do Terço, que se uniram à sua família espiritual em ação de graças pelos cinquenta anos de existência da Congregação no seio da Igreja. 

  

_________

" Com a alegria imensa
de quem se sabe entregue 

_________

Presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, a celebração contou ainda com a presença de dezassete sacerdotes, de entre os quais se contava o Padre Manuel Morujão, sj, Vigário Episcopal dos Religiosos para a Arquidiocese de Braga.

Neste ano que antecede o Centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, foi salientada pela Ir. Natália a vinculação a esta Mensagem como traço muito característico do nascimento da Aliança e do seu carisma. As verdades do Evangelho trazidas por Nossa Senhora em Fátima, a sua espiritualidade e desafios, moldaram a identidade e o apostolado da congregação. Este realiza-se, em grande parte, dando a conhecer a Mensagem entre o Povo de Deus, através de inúmeros trabalhos apostólicos por todo o país e no estrangeiro, com a difusão do rosário e da consagração e reparação aos Corações de Jesus e de Maria.

Com a alegria imensa de quem se sabe entregue por Jesus a Maria, como o apóstolo João aos pés da Cruz: "Mulher, eis aí o teu filho", e de quem A recebe em sua casa: “Eis aí a tua Mãe”, entoamos o nosso "cântico de louvor" pelas graças que o Senhor tem concedido à Aliança de Santa Maria. Agradecemos particularmente, pela bênção que é para a Igreja e para a Congregação, a entrega e dedicação da nossa Irmã Natália, ao longo destes anos, e, também, da Irmã Liliana nesta vida de aliança com Jesus, por meio de Maria.

 

 

  • Catarina Rolo, asm
  • 24 de setembro de 2016 

 

 

Ver fotos: Álbum Profissão Religiosa Irmã Liliana Reis