Semana de preparação | maio, que contas?

Chegou mais um Maio, que contas?

Quantas vezes demos por nós a contar os dias que faltam? Quantas vezes quisemos que nos contassem a mesma história? Quantas vezes, sem estarmos a contar, fomos surpreendidos por uma presença amiga? Quantas vezes quisemos fazer contas à vida? E, quantas vezes, ao passar as contas do nosso terço, fomos abraçados pela misericórdia do Pai, mesmo sem nos apercebermos?

Afinal de contas, em maio, tudo isto pode acontecer: o mês em que os dias preenchem o que nos falta; em que nos tornamos protagonistas da mais bela história – a História da Salvação; em que a surpreendente presença de Nossa Senhora nos ilumina e permite ordenar a vida e as prioridades; e tudo isto, pelas contas do rosário em que, pelos braços da Mãe, somos envolvidos por Deus.

O passado mês de maio, encerrou segredos, mistérios, sonhos. Desígnios insondáveis guardados no coração de Deus! Como será este ano?

Como o discípulo amado aos pés da cruz, também nós somos chamados a receber Maria em nossa casa (Jo 19,27). Se aceitarmos abrir-Lhe a porta, seremos premiados pelas maravilhas que, com Ela, hão de entrar também.

COMO VAI SER?

A proposta de oração maio, que contas?, mantem a dinâmica anteriormente apresentada, continuando a poder ser realizada no seio familiar, em cada lar, na companhia de Nossa Senhora. Será, novamente, composta por cinco semanas: a semana de preparação, a que agora damos início, e as quatro semanas que constituem o mês. 

A partir da próxima semana, a cada domingo, serão lançados, no nosso site, três subsídios diferentes, correspondentes a três momentos de oração: adENTRAR; desLIGAR e SAIR.

O que está por detrás de cada um deles?

 

adENTRAR – Um Podcast

Momento de entrar em casa e de se adentrar no mistério. Tempo para parar e escutar uma meditação feita segundo o olhar de Nossa Senhora, acerca do tema da semana.

 

desLIGAR – Uma Meditação e um vídeo

Momento de se desligar do mundo e ligar a Deus. Tempo para ver um pequeno vídeo e deixar-se envolver pela meditação de uma passagem bíblica relacionada com a Mensagem de Fátima, que será publicada em texto, complementando o vídeo.

 

SAIR – Um desafio

Depois do dom recebido na oração, segue-se a tarefa. Neste momento, é lançado um desafio, uma proposta de algo que se pode fazer, a fim de dar continuidade à oração dessa semana. Não é tempo de ficar fechado, mas, ainda que dentro de casa, sair! Ir ao encontro: de si, de Deus, dos outros.

 

O QUE HÁ PARA ESTA SEMANA?

Por agora, é tempo de ir preparando o coração com a escuta de um Podcast e a leitura orante de um Guião que contem a explicação do terço, bem como as meditações dos mistérios, que podem ser rezados a cada dia. As famílias são convidadas a rezá-lo ao longo de todo mês, atendendo ao pedido de Nossa Senhora em Fátima: "Rezem o terço todos os dias".

Escuta o Podcast aqui:

 

Para acederes ao Guião, clica aqui: GuiaoTerco_MaioQueContas2021