RETIRO IGNIS 2021
E disseram-Lhe que SIM

O mote para o encontro estava dado: "Disse-lhe que sim".

Mas dizer que sim, a Quem e a quê?

Foi para desvendar estas questões em DEUS, à Sua Luz e a partir da vida da pequena Jacinta Marto, que vinte e três jovens ousaram participar no Retiro IGNIS, que decorreu de 21 a 23 de Maio, no Espaço Jovem Papa Francisco, em Fátima.

Ao longo deste fim-de-semana, cada jovem foi impelida, no silêncio orante, a encontrar-se com um Senhor que chama, que deseja algo de único para cada uma e que espera o seu SIM, pronunciado na liberdade. Um SIM que pode tomar diversas tonalidades, mas que será tanto mais transformante quanto mais disponível, radical e generoso; pois Ele renova sempre a existência daqueles que se decidem segui-Lo, como aconteceu na vida de Santa Jacinta.

Tocadas pelo mistério destes dias e envolvidas pelo manto de Nossa Senhora, regressaram à sua rotina com o desejo de, também elas, pronunciarem o seu SIM. 

Filomena Santana, asm

 

TESTEMUNHOS


se tivesses de resumir o Retiro IGNIS numa IMAGEM, qual escolherias?

Escolheria a imagem da luzinha do sacrário. 

Esta luzinha tão pequenina diz-nos algo de tão importante: Deus está. Deus tão grandiosa e simplesmente está.
Que como dizia a irmã Ângela, Jesus é Emanuel, Deus connosco; e como dizia o Padre Eduardo, somos uns sortudos porque nem os discípulos podiam passar tanto tempo com Ele como nós podemos hoje.
Escolhi esta luz-sinal para representar este retiro, porque não só demonstra a presença de Jesus, como representa muito bem, para mim, a voz de Deus. É uma luz pequenina e não um holofote, não se impõe, mas está. No meio de tantas outras luzes pode passar despercebida, mas rapidamente voltamos a nossa atenção para ela na esperança de encontrarmos o Senhor.
Também a voz de Deus não se impõe, fala baixinho.
Fazemos silêncio. Queremos ouvir a Sua voz!

Inês

 

 

__________________

se tivesses de resumir o Retiro IGNIS num SOM, qual escolherias?

Ora bem, não queria cair no cliché e dizer que num retiro de silêncio o som que o pode resumir é na verdade a ausência dele, ou melhor, o silêncio vazio… Mas, na realidade, não o foi! Ou até foi, mas foi silêncio... cheio!
A irmã Ângela no início do encontro, dando orientações práticas e convidando ao silêncio, brincava dizendo que as vozes que ouviríamos mais seriam talvez a do sacerdote que estava connosco e a dela, no entanto também não foi… Fisicamente, talvez sim, mas juntaram-se outro sons, os da natureza e, para além desses, o som que mais ouvi e que diria que resume o retiro foi a minha voz… misturada com outras vozes. As Deles! A minha voz a falar com Jesus e a Mãe, a minha voz a imitar o que seria a resposta da Mãe: Sim!
A voz a rezar e meditar os SINS. O SOM DO SIM!

Clarisse

__________________

se tivesses de resumir o Retiro IGNIS em PALAVRAS, quais escolherias?

"Disse-Lhe que sim" foi, antes de tudo, uma resposta. Uma resposta a um apelo que suscitou em mim um sim inconsciente, que no sussurro silencioso do meu coração, foi a condição necessária para o desdobrar de um encontro com o Senhor, de verdade e de intimidade.
Neste retiro, comecei por entregar ao Senhor o barulho que trazia no meu coração, esvaziando-me de tudo o que me ocupava. Abandonada e encontrada, cresceu em mim um silêncio que era acompanhado de um grito, que me dizia que me amava e que me escutava.
O irromper do silêncio levava-me a escutar com simplicidade. Nesta escuta, não ouvi palavras proferidas, mas reconheci o alcance do silêncio, que me envolvia. Foquei-me na escuta da Palavra que fez ecoar em mim as palavras mais belas e mais altas, as que vinham do Alto. Aqui encontrei o segredo e a serenidade do silêncio, no qual a espera e a escuta adquirem um sentido novo e crescem abundantemente as palavras aprazíveis do Senhor.

O dizer-Lhe que sim foi a porta necessária para um encontro. O estar o mais retirada possível foi a condição ideal para despertar em mim o caminho da escuta, que me ensina a dar o meu sim humilde no meu dia-a-dia.

Cátia

Mais fotos aqui: Galeria Fotos Retiro IGNIS 2021

28 de maio de 2021