Anúncio de uma CANONIZAÇÃO, retoque de Deus

 

A santidade fala-nos de uma promessa - irei preparar-vos um lugar (Jo 14, 2) - que se cumpre já, de certa forma, na vida de cada santo. Com efeito, o lugar dos amigos de Deus é junto do Amigo. O Francisco e a Jacinta apontam-nos o caminho para esse lugar e ajudam-nos a percorrê-lo nas horas sombrias e inquietas desta peregrinação terrestre. Ícone da glória de Deus e imagem viva da Mensagem de Fátima, a sua canonização é, para aqueles que vivem do mesmo carisma, motivo de redobrada alegria.

O Francisco olha-nos como quem convida a ser um só Espírito com Deus. A aventura da Unidade, neste menino, faz-se pela via da adoração e da oração com a Senhora vestida de Sol. Foi pelas mãos da bela Senhora que Francisco fez a experiência da Luz que era Deus. Tudo seria diferente a partir desse momento. Contemplativo e eucarístico, o menino de Aljustrel, mostra-nos que a santidade é um caminho não só possível mas também simples e belo. Na intimidade da oração diante do Senhor, fascinados pela bondade da sua criação e da sua misericórdia, como o Francisco, podemos entrar no Coração de Deus para sermos um com Ele e vermos como Ele vê.

"Tudo seria diferente
a partir desse momento."
_____________________

A Jacinta, de mão à cintura, interpela-nos a agir na História da Salvação. No pensamento da mais pequena dos três Pastorinhos, desenrolava-se, como num filme, toda a vida do seu Jesus que tanto amava, a imagem do Coração Imaculado de Maria que vira cercado de espinhos, as imagens da Humanidade que sofria e ainda do Santo Padre que nunca esquecia. Do seu muito pensar, brotava uma entrega insaciável cuja fecundidade se via em tantos corações e vidas transformadas. Envolvidos no destino dessa mesma Humanidade, decididos a uma entrega quotidiana aos desígnios de misericórdia dos Corações de Jesus e de Maria, como a Jacinta, podemos trilhar caminhos de perfeição no amor e ser reflexo da novidade de Deus, sempre disposto a recriar em nós o "homem novo".

"como a Jacinta, podemos
trilhar caminhos 
de perfeição no amor"

_________________________

O anúncio da Canonização dos Pastorinhos neste ano de Centenário chegou como retoque final e essencial de uma obra prima de Deus. A Igreja toda poderá agora invocar a intercessão de Francisco e Jacinta Marto como poderosos amigos no Céu e exemplo de vida excelente na Terra.

 

Ana Luísa Castro, asm

 

[Foto: Santuário de Fátima]