Verão 2016
CAMPO DE FÉRIAS — PELOS OLHOS DE QUEM O VIVEU

Campo de Férias 2016
pelos olhos de Margarida Ramos e Ana Abreu

 

Na semana do dia 24 a 30 do mês de Julho, realizou-se um campo de férias, em São Pedro de Moel, organizado pelas Irmãs da Aliança de Santa Maria. Todos os anos, as Irmãs organizam um campo de férias para raparigas, dos 15 aos 25 anos, que queiram ter uma semana diferente.

Cada campo tem um exemplo de um santo ou beato que nos vai acompanhando durante a semana. Este ano foi-nos dada a graça de conhecer melhor a pequena Jacinta Marto, vidente de Fátima. Esta criança, de apenas 7 anos, tornou-se num grande exemplo para cada uma de nós, mostrando-nos uma dimensão de amor por nós inimaginável.


" Jacinta Marto — tornou-se num
grande exemplo
para cada uma d
e nós

_____________________

Neste campo, não tivemos tempo para nada, mas tivemos tempo para tudo.

As manhãs foram dedicadas a rezar, começando pela oração da manhã. Depois, tivemos um pouco de oração individual, seguida de partilha em pequenos grupos, na qual pudemos ouvir diferentes opiniões sobre um texto, gerando conversas muito enriquecedoras. Após esta partilha, tivemos a oportunidade de nos enriquecermos com catequeses dadas pelas Irmãs, que têm uma grande capacidade para nos cativar, pela forma tão intensa e criativa com que nos apresentaram assuntos quotidianos.

Durante a tarde e a noite, foram nos proporcionadas atividades muito variadas, desde caminhadas a jogos na praia, sempre com o objectivo de vivermos cada momento com todos os valores que nos iam sendo transmitidos durante o dia, através da pequena  Jacinta e dos temas discutidos.

Este campo foi uma experiência marcante e muito enriquecedora. O exemplo da Jacinta fez-nos questionar sobre a forma como vivemos a nossa própria vida, mostrando-nos que é possível vivê-la com valores católicos, através da prática de atos simples. Ofereceu-nos uma experiência de Deus muito forte e que, ao ser partilhada com tantas pessoas, se tornou ainda mais especial. Tudo nos pareceu especial, provavelmente porque nos tornámos cada vez mais atentos a coisas que nos eram insignificantes antes do campo.

________
"
O exemplo da Jacinta fez-nos questionar
sobre a forma como vivemos a nossa própria vida
___________

Marcou-nos muito também pelo carisma transmitido pelas Irmãs, com uma grande simplicidade, a unidade. Todas as raparigas acabaram por se unir neste campo, o que criou, sem dúvida, amizades que durarão para a vida, tal como a amizade entre os três pastorinhos.

Cada momento foi especial, desde a oração até até ao anoitecer.

Concluindo, o campo abriu-nos o coração para o que realmente importa, ajudou-nos a ver o mundo aos olhos da Jacinta. Construímos amizades cristãs, amizades que têm no seu centro Cristo e, por isso, são diferentes de muitas que fazemos fora daquele lugar. Vivemos momentos que nos vão ficar na memória para sempre, desde as brincadeiras nas refeições até às tarefas que realizámos, sempre com a alegria da Jacinta. Aprendemos a viver verdadeiramente com Cristo.

 

"...abriu-nos o coração para o que realmente importa"
__________________    ____________     ________

 

Ver fotos: Álbum Campo de Férias 2016